top of page

Conheça a história do Bê-a-bá do Cidadão

A história do Bê-a-bá do Cidadão está relacionada à educação e à cidadania desde a sua própria formação.


Criada dentro de umas das mais respeitadas faculdades de Direito do país, seu objetivo foi, desde o começo, difundir informações sobre os direitos – e também os deveres – que temos como cidadãos.


O início


O desafio a que se propunham aqueles jovens que iniciavam nossa ONG há mais de duas décadas era explicar as leis, seu funcionamento, seus limites e peculiaridades.


Os primeiros passos do Bê-a-bá acompanhavam o caminhar da nova Constituição Federal. A chamada “Constituição Cidadã” colocou a cidadania entre os princípios fundamentais da República, como forma de construir uma sociedade livre, justa e solidária.


No entanto, a existência de um novo conjunto de leis não significou que, a partir de 1988, o exercício da cidadania estava garantido. A busca pela efetivação dos direitos conquistados foi nossa inspiração, e ainda é o que nos move.


As primeiras cartilhas


Foi assim que surgiram as primeiras cartilhas, instrumentos básicos para levar o conhecimento a quem dele precisa.


Com linguagem simples e direta, nossas cartilhas traduzem de maneira lúdica procedimentos que vão desde a confecção de documentos até os direitos do consumidor.


Assim, buscamos garantir o acesso à justiça e a democratização do conhecimento jurídico.


Como surgiram os Jogos de Cidadania


O vínculo com a educação e a sala de aula aumentou com o passar dos anos, a partir da percepção de que não basta informar, é preciso engajar o cidadão de forma ativa na efetivação de seus direitos.


Para isso, desenvolvemos jogos que permitem que crianças, adolescentes e adultos interajam enquanto aprendem. Três pilares nos norteiam.


Pela sensibilização, estimulamos a percepção do participante como indivíduo e como sujeito de direitos.



Com o conteúdo, ampliamos o conhecimento sobre a organização do Estado, dos direitos e deveres e dos mecanismos de participação disponíveis.


Pela ação, incentivamos que se coloque em prática o conteúdo discutido.


A relação entre os Direitos de Cidadania e a Democracia


Acreditamos que, se a busca pela efetivação de direitos era uma urgência sentida na década de 1990, quando foi criado o Bê-a-bá, ela é ainda hoje tão ou mais necessária.


A democracia é um regime político historicamente em construção, que vai sendo aperfeiçoado à medida que os direitos de cidadania vão sendo afirmados.


Para se ter uma democracia consolidada, a sociedade deve ser fortalecida frente ao Estado, seja por meio da representação política, seja por meio da permanente luta pela garantia dos direitos de cidadania.


É isso que buscamos no cotidiano de nosso trabalho: fazer da cidadania formal uma cidadania real na sociedade brasileira.



bottom of page