top of page

Trabalho voluntário

Os voluntários que queiram atuar no Bê-a-bá devem, necessariamente, passar por um processo de introdução e capacitação antes de iniciarem as atividades propostas.

 

O objetivo desse processo é apresentar a ONG, esclarecer dúvidas, apresentar as diretrizes, oportunidades de participação, direitos e deveres do voluntário e a estrutura da Associação e seus projetos. Além disso, é uma oportunidade de conhecer outros voluntários e trocar experiências. 

As seguintes formas de introdução e capacitação podem ser observadas, lembrando que elas são complementares e não excludentes:

FASE I - Sensibilização: os interessados receberão informações institucionais sobre o Bê-a-bá, como sua missão, valores, visão, ações desenvolvidas, metodologia, expectativas e contrapartidas.  

 

FASE II - Conteúdo: serão demonstradas as oportunidades de participação, sendo ainda experimentada uma oficina do Bê-a-bá com dicas de facilitação, para demonstrar a metodologia utilizada.

É também nessa ocasião em que o voluntário assina o Termo de Adesão e tem contato com o responsável da área na qual possui interesse em atuar.

 

Os voluntários que tiverem interesse em atuar na aplicação de jogos deverão acompanhar os voluntários mais experientes, em pelo menos três oficinas, até que estejam a aptos a aplicar os jogos ao público. A aptidão para aplicar os jogos será avaliada pelo gestor responsável.

FASE III - Ação: O voluntário se reunirá com a área específica em que vai atuar, sendo  informado sobre os objetivos da área, metas e ações necessárias.

Tipos de trabalho voluntário do Bê-a-bá do Cidadão

Voluntário presencial pontual: se você não possui muito tempo disponível mas se identifica com a missão do Bê-a-bá do Cidadão, poderá participar de mutirões da cidadania realizados em praças, escolas, ruas etc.

 

Voluntário presencial regular: participa da execução dos produtos e ações do Bê-a-bá do Cidadão.

 

Voluntário a distância: descobriu nossa ONG mas não vive em São Paulo? Você pode nos ajudar com tarefas que podem ser realizadas de seu computador. 

Participe: Service
Participe: GetSubscribers_Widget
bottom of page